TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Zootecnia

13 de maio de 2016

É a busca de produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos de origem animal, como carne, ovos, leite e seus derivados. O zootecnista atua em toda a cadeia produtiva animal. Ele coordena a criação de rebanhos bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves, além de outras espécies de interesse econômico, como equinos. Faz o planejamento agropecuário, o que inclui, além de aspectos técnicos, a gestão administrativa. Ele promove o melhoramento genético, define sua nutrição e aplica técnicas de reprodução. O profissional pode, ainda, pesquisar nutrientes, acompanhar a fabricação de rações, vitaminas e produtos de saúde e de higiene para animais, controlando sua qualidade. Trabalha também na indústria alimentícia, na produção de alimentos de origem animal, como embutidos e laticínios.

 

Dúvida do Vestibulando

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ZOOTECNIA E MEDICINA VETERINÁRIA?

Os cursos apresentam certa sobreposição de matérias, e, eventualmente, as informações de ambos vão se cruzar. No entanto, o zootecnista tem conhecimentos focados na área de nutrição e alimentação, melhoramento genético e administração, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação de animais. Já o médico veterinário é um profissional concentrado na saúde dos animais, sendo responsável pela assistência clínica e cirúrgica e pelo controle da fabricação de produtos de

 

Curso

 

Biologia, genética e zoologia são algumas das disciplinas básicas do currículo. Há também aulas de nutrição animal, fisiologia animal, ciências do solo e forragicultura, biologia molecular e melhoramento genético animal. Os fundamentos da Zootecnia são oferecidos a partir do terceiro ano, em matérias como parasitologia, melhoramento genético e bioclimatologia, além de técnicas de manejo de rebanhos e de criações. Algumas faculdades incluem no programa o estudo de espécies silvestres, que têm o consumo regulamentado no país – como o jacaré, a capivara e o javali. Para obter o diploma é obrigatório fazer um estágio supervisionado e apresentar trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.

 

O que você pode fazer

 

Animais silvestres

Lidar com a preservação e cuidar do aproveitamento econômico de diferentes espécies.

Bioclimatologia

Estudar os efeitos do ambiente nos organismos vivos.

Comércio

Orientar o consumidor na compra de rações, medicamentos e outros produtos voltados para a criação.

Eventos

Coordenar o planejamento e a realização de rodeios, exposições e feiras agropecuárias. Supervisionar atividades relacionadas a animais de esportes e lazer e as que envolvem terapias humanas com a utilização de animais.

Melhoramento genético

Fazer a avaliação genética e desenvolver sistemas e técnicas de cruzamento e inseminação artificial para garantir rebanhos mais fortes, saudáveis, férteis e produtivos. Proceder à seleção dos animais visando à formação do rebanho matriz para reprodução.

Nutrição e alimentação

Desenvolver suplementos alimentares em indústrias de ração e de vitaminas. Pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho. Controlar a qualidade dos alimentos usados na nutrição animal.

Pesquisa

Estudar o aperfeiçoamento dos métodos de abate e cruzamento, pesquisar novos produtos de origem animal para os quais existe demanda, aprimorar sistemas de tratamento e despejo de resíduos.

Planejamento e administração rural

Planejar e organizar construções rurais, pastos e projetos de criação de animais em propriedades como fazendas e haras para aumentar a produtividade dos rebanhos e minimizar os custos de produção. Comprar e vender animais.

Saúde animal

Cuidar da saúde de rebanhos, supervisionando as condições de higiene, a aplicação de vacinas e remédios e as condições ambientais.

Zootecnia de precisão

Utilizar recursos tecnológicos (monitoramento por imagens, sensores etc.) a fim de obter as condições ideais em relação ao manejo, a reprodução e a produtividade dos animais.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!