TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Teatro/Artes Cênicas

12 de maio de 2016

 

O bacharel entende profundamente das técnicas de criação de espetáculos, direção, montagem e interpretação. Pode trabalhar como dramaturgo, mas também como diretor, produtor, cenógrafo e figurinista também em filmes, novelas e minisséries de TV. Para se dedicar à crítica, é preciso certo tempo de carreira. O licenciado ministra aulas de teatro para alunos dos ensinos Fundamental e Médio e de cursos livres.

 

Fique de Olho

 

DIREÇÃO DE ARTES

A UFG oferece bacharelado em Direção de Artes, que engloba cenografia, iluminação, figurino, fotografa, trilha sonora, maquiagem, confecção de máscaras, bonecos e formas animadas. O foco é em elementos técnicos e estéticos da composição audiovisual de espetáculos cênicos, cinema e televisão.

 

Mercado de Trabalho

 

Licenciados encontram trabalho em cursos extracurriculares em escolas públicas ou particulares. Outra opção é dar aulas em projetos sociais e empresas. Como o curso dá direito ao registro profissional (DRT), o licenciado ainda pode atuar nas áreas de teatro, televisão, cinema, dublagem e publicidade. Já os bacharéis costumam ingressar em grupos de teatro ou produzir as próprias peças. Os musicais estão em alta, principalmente em São Paulo. Outras opções são as áreas de iluminação e de preparação corporal e vocal. As secretarias de Educação de prefeituras e estados contratam o profissional para montar estruturas educacionais e artísticas e desenvolver projetos de fomento ao teatro. É possível atuar ainda no terceiro setor, em ONGs, associações e cooperativas. A lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a manter uma cota de programas nacionais, sancionada em 2011, aumentou o número de vagas de trabalho, principalmente em videoprodutoras independentes. Um nicho de mercado que tem se aquecido é o corporativo: empresas contratam grupos e companhias teatrais para encenar espetáculos em eventos de confraternização ou em atividades de treinamento profissional. As regiões Sudeste e Sul, principalmente o eixo Rio-São Paulo, concentram as melhores oportunidades de trabalho.

 

Curso

 

As licenciaturas formam professores para a educação básica, bem como para cursos livres. Para os bacharelados, já no vestibular o candidato deve demonstrar que leva jeito para a arte de representar, nas provas de aptidão. Este tipo de curso traz disciplinas teóricas e práticas, com aulas de técnica vocal, expressão corporal e interpretação dramática. A maioria das escolas oferece laboratórios para aulas de interpretação, direção e dramaturgia.

Atenção: Em algumas instituições, você deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica, como direção, cenografia, indumentária ou interpretação.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Arte (teatro); Artes (teatro); Artes Cênicas; Artes Cênicas; Artes Cênicas (atuação cênica); Artes Cênicas (cenografa e indumentária); Artes Cênicas (cenografa); Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (estética e teoria do teatro); Artes Cênicas (indumentária); Artes Cênicas (interpr. teat.); Artes Cênicas (interpr.); Artes Cênicas (teatro); Artes Cênicas (teoria do teatro); Dir. de Artes; Educ. Art. (artes cênicas).

 

PRODUÇÃO CÊNICA

 

Este tecnólogo concebe e monta espetáculos dramáticos, musicais ou de dança. Realiza a pré-produção e a finalização. Pode trabalhar em cursos livres de cinema e oficinas de teatro, organizações não governamentais (ONGs) ou produtoras de vídeo. Na TV, participa da produção de seriados e novelas; em agências de publicidade, da produção de comerciais. Pode atuar em secretarias da Cultura ou fundações, organizando eventos e gerenciando espaços culturais e artísticos, buscando patrocínio e fazendo a divulgação de eventos. Há poucas instituições que oferecem o curso tecnológico. Ao contrário do bacharelado, que tem um currículo mais amplo, as disciplinas do tecnológico são focadas na interpretação, com matérias práticas em todos os semestres, que incluem oficina de improvisação e criatividade, educação e técnica vocal, encenação, direção e expressão corporal. Entre as matérias mais teóricas estão ética e legislação e teoria teatral. No final do curso, costuma haver a montagem de um espetáculo, orientado por um professor.

Duração média: 2,5 anos.

 

O que você pode fazer

 

Arteterapia

Usar a interpretação como terapia para auxiliar no bem-estar de pessoas idosas e no tratamento de pacientes de grupos de risco.

Cenografia

Conceber o cenário, os objetos e os móveis que serão usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, a fim de caracterizar uma época ou um ambiente específico.

Direção teatral

Coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.

Dramaturgia

Redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro ou de TV.

Dublagem

Substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a voz e a entonação adequadas a cada emoção.

Ensino

Dar aulas de interpretação em escolas de ensinos Fundamental e Médio (com licenciatura).

Figurino e indumentária

Escolher, elaborar e produzir o vestuário utilizado no cinema, no teatro e na TV.

Interpretação

Representar um personagem, empregando para isso a expressão corporal e facial e a entonação da voz no teatro, na TV, publicidade ou no cinema.

Produção

Viabilizar a exibição de peças ou espetáculos, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento, providenciando os locais de ensaio e os materiais necessários para a realização da apresentação.

Teoria teatral

Estudar aspectos teóricos e práticos das artes cênicas a fim de escrever livros didáticos ou fazer crítica teatral.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!