A função do bacharel em Relações Públicas (RP) é construir, promover e preservar a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo. Para isso, ele define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Seu trabalho se volta tanto para o público externo (clientes, fornecedores e agentes do governo) quanto para o interno (funcionários). Cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. É comum que este bacharel trabalhe em equipes que integram outros funcionários, como administradores, pessoal de marketing e jornalistas. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.
Fique de olho
ÊNFASE NA PRÁTICA
A partir de 2015, os cursos de Relações Públicas devem se adequar às diretrizes curriculares homologadas em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC). As principais alterações são que o estágio passa a ser obrigatório e o trabalho de conclusão de curso (TCC), que podia ser feito em grupo, passa a ser individual.
Mercado de Trabalho
As mídias sociais oferecem novas oportunidades para o bacharel em RP. Apesar de as grandes corporações serem os mais tradicionais empregadores, há, também, chance em organizações públicas e do terceiro setor, bem como em agências de RP e promotoras de eventos. Qualquer que seja o ambiente de trabalho, desenvolve estratégias criativas de comunicação que afetam diretamente a vida e a dinâmica de negócios das organizações. A Região Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, concentra o maior número de vagas, mas também é o mercado mais concorrido.
Curso
O currículo foca disciplinas da área de comunicação, como organização de eventos, política de comunicação e estudos de mídia. Há também aulas de administração, economia, marketing e pesquisas de opinião pública. Na maioria das instituições, o curso é oferecido como uma das habilitações da graduação em Comunicação Social.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Comun. Organizacional; Comun. Soc. (rel. públ.).
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Como o bacharel, este tecnólogo também trabalha com a comunicação de uma empresa, tanto por meio físico quanto digital, para o público interno e externo. Ele organiza eventos, produz comunicados para os funcionários e coordena a comunicação com a imprensa, no geral em parceria com jornalistas. Os cursos têm grade curricular semelhante à dos bacharelados, mas com ênfase em algum ramo específco de atuação, como comunicação organizacional, publicações empresariais e desenvolvimento interpessoal, conteúdo para web, linguagem audiovisual e multimídia. A maioria das escolas conta com laboratórios de produção de texto e de material multimídia.
Duração média: 2 anos.
Outro nome: Comun. Empr.
O que você pode fazer
Administração
Promover ações para a valorização de uma empresa e suas marcas. Criar canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.
Atenção ao cliente
Atender a solicitações e reclamações feitas pelos consumidores com o objetivo de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou dos serviços prestados pelas empresas.
Cerimonial e protocolo
Orientar empresários, políticos e chefes de estado sobre etiqueta e comportamento.
Comunicação institucional
Divulgar as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
Eventos
Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
Pesquisa de opinião
Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para criar planos de comunicação.
Planejamento estratégico
Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.
Projetos institucionais
Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.
Relações governamentais
Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.