TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Química

11 de maio de 2016

 

O químico estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. Analisa substâncias e compostos, identifica suas características físico-químicas, como dureza ou toxicidade. investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, pesquisa, por exemplo, novos materiais, supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Além disso, elabora projetos de instalações industriais e faz a manutenção de equipamentos.

 

Fique de olho

 

VÁRIAS OPÇÕES PARA QUÍMICA

A maioria dos 419 cursos de Química do país não tem habilitação. Entre os poucos com enfoque específico, os mais comuns são Química industrial e Tecnológica. Outros são voltados para um setor determinado, como petróleo (UFRN). A USP oferece diversas ênfases, como ambiental, alimentos, biotecnologia, forense, materiais, bioquímica e biologia molecular. A Unicamp oferece licenciatura integrada em Química e Física.

 

Mercado de Trabalho

 

As áreas de atuação do químico são variadas: petroquímica, química fina, alimentos, papel e celulose, polímeros, fertilizantes, tintas, cosméticos, tratamento de água, esgoto e saneamento, além de comercialização de produtos e equipamentos para a indústria química. Entre 2007 e 2012, os segmentos de cosméticos, defensivos agrícolas e químicos para exploração de petróleo cresceram acima da média mundial e, por isso, oferecem boas chances ao bacharel. “Há boa procura por profissionais para atuar nas áreas de marketing e vendas, já que os produtos importados ocupam hoje 35% do mercado”, diz Fernando Figueiredo, presidente executivo da Associação Brasileira da indústria Química (Abiquim). Um setor pouco explorado e com boas perspectivas é a de pesquisa e desenvolvimento de químicos renováveis. As melhores oportunidades se concentram nos polos petroquímicos de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul e no polo químico de Suape, em Pernambuco. O foco do licenciado é o magistério, mas ele também encontra ocupação em atividades como responsabilidade técnica, perícia, consultoria e serviços técnicos.

 

Curso

 

O bacharelado dá formação generalista nas quatro grandes áreas da química – orgânica, inorgânica, analítica e físico-química –, com aulas teóricas e em laboratório. A partir do terceiro ano, o aluno passa a estudar cinética química, química experimental, química ambiental, análise de solo e bioquímica. Quem faz licenciatura cursa, ainda, disciplinas pedagógicas. o estágio é obrigatório.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. (quím.); Educ. (ciên.: quím.).

 

O que você pode fazer

 

Ensino

Dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.

Química ambiental

Realizar vistorias, perícias, avaliações e pareceres e organizar medidas de proteção e conservação ambiental. Desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais. Monitorar e controlar riscos de contaminação.

Pesquisa

Trabalhar em universidades, institutos de pesquisa, indústria e órgãos do governo.

Química forense

Realizar perícias e testes a partir de evidências, como impressão digital, para a solução de crimes.

Química industrial e tecnológica

Desenvolver produtos e tecnologias para a indústria relacionadas à composição, a propriedades e a transformações de substâncias. Operar equipamentos, instalações e processos industriais.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!