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GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Publicidade e Propaganda

13 de maio de 2016

 

O publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e cria logotipos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio e TV, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira tanto como bacharel quanto como tecnólogo.

 

 

 

Fique de Olho

 

NOVO MERCADO: MÍDIAS SOCIAIS

O crescimento da internet e das redes sociais faz com que cada vez mais empresas contratem analistas de mídias sociais – profissionais capacitados para interagir com clientes em blogs e redes como Facebook, Twitter e LinkedIn. E a tendência deve se manter. Quando se contabiliza o tempo gasto em redes sociais, o Brasil é um dos campeões mundiais. Para desempenhar essa atividade no ambiente corporativo, são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing.

 

Mercado de Trabalho

 

Publicidade sempre foi um mercado amplo, mas também muito concorrido, principalmente nas agências das grandes capitais. Mas existem ótimas perspectivas de trabalho em agências menores, especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa. A publicidade em mídia digital é outra boa frente de trabalho. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para a divulgação de produtos ou serviços, até porque os usuários se reúnem em grupos de mesmos interesses e, portanto, de perfil semelhante. As maiores agências estão em São Paulo, onde os salários são melhores, mas também é maior a concorrência. Cidades menores do interior e capitais de outras regiões são nichos menos explorados.

 

Curso

 

O curso é focado em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografa, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado na propaganda de áreas específicas, como a política, a comercial e a institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão do curso. Atenção: na maioria das instituições, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social. A Universidade Candido Mendes e o Instituto Infnet, ambos no Rio de Janeiro, oferecem ênfase em mídias sociais.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. soc. (public. e mkt.); Comun. soc. (public. e prop. em mídias dig.); Comun. soc. (public.); prop. e Mkt.

Produção Publicitária

Os cursos tecnológicos em Produção Publicitária são voltados para as operações da publicidade, com foco num segmento específico, como propaganda institucional, produção de peças publicitárias ou para a web. Dentre as disciplinas específicas estão criação publicitária, multimídia, planejamento de campanhas publicitárias e relações mercadológicas. As aulas práticas, em laboratórios, incluem a produção publicitária para as diversas mídias, como jornais, rádio e internet. Mas a grade curricular inclui também disciplinas básicas teóricas, nas quais o aluno vê fundamentos de comunicação, ética e língua portuguesa.

Duração média: 2 anos.

Outro nome: Comun. institucional (public. e prop.)

 

O que você pode fazer

 

Atendimento

Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

Criação

Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

Gerência de produto

Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Marketing

Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

Mídia

Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

Pesquisa

Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

Produção

Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Promoção de vendas

Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!