O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.
Fique de Olho
FOCOS ESPECÍFICOS
A maior parte dos mais de 1.200 cursos de Pedagogia do país oferece formação generalista. Apenas uma pequena parte deles tem algum foco específico. Esse é o caso, por exemplo, de Educação do Campo, voltada para a atuação em escolas rurais (UFFS-PR, UFCG, UFMA, UFPB, UFVJM e IF Farroupilha); Educação Especial, para dar aulas a alunos com necessidades especiais (Furb, UFSM e UFSCar) e Educação infantil (UCSal e UFV).
Mercado de Trabalho
O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Nos últimos anos, a demanda por pedagogos em espaços não escolares tem crescido consideravelmente, diz Maria Cristina Monteiro de Carvalho, coordenadora do curso de pedagogia da PuC-Rio. Exemplos são bibliotecas, brinquedotecas e museus, onde o profissional programa atividades educacionais, além de empresas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais. Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades. Mas nas demais regiões a demanda também é boa.
Curso
O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental que passou a incluir o que antes era o último ano do ensino infantil mexeu com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas tiveram de rever então a grade curricular do curso, porque elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em flosofia, história ou artes. O estágio é obrigatório.
Duração média: 4 anos.
O que você pode fazer
Administração escolar
Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
Ensino
Lecionar nas cinco primeiras séries do ensino fundamental.
Educação especial
Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos com necessidades especiais.
Orientação educacional
Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
Pedagogia empresarial
Desenvolver projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
Pedagogia hospitalar
Atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.
Supervisão educacional
Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a qualidade do ensino.