TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Música

12 de maio de 2016

 

Este graduado pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares, empregando instrumentos acústicos ou eletrônicos. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas, orquestras ou cantores. Como arranjador, faz versões de peças musicais. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto. O bacharel atua em concertos, espetáculos musicais e gravações de trilhas sonoras. Também é requisitado por agências de publicidade e propaganda para criar jingles para comerciais de rádio e TV. Em estúdios de gravação, produz música com aparelhos eletrônicos, ou trabalha com a sonorização de espetáculos musicais e teatrais. Com a licenciatura, está apto a lecionar nos ensinos Fundamental e Médio. Seja qual for a área de atuação, é fundamental que o profissional domine programas de computação que controlam o registro e a edição de arranjos musicais em equipamentos digitais de reprodução e gravação. Em geral, este profissional é remunerado por trabalho executado.

 

Fique de Olho

 

CIÊNCIAS MUSICAIS

O bacharelado em Música com habilitação em Ciências Musicais, da UFPel (RS), dá formação para a pesquisa. Entre as áreas de estudo estão história da música, estética musical e etnomusicologia. O graduado pode trabalhar com acervos, crítica e divulgação musical, gestão de patrimônio musical e de políticas culturais.

 

Curso

 

A maioria das escolas exige alguma vivência no campo musical para quem pretende ingressar no curso. O processo seletivo inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, nos quais são avaliadas a técnica e a habilidade em Música. A matriz curricular tem disciplinas como história da música e da arte e percepção musical. O bacharelado oferece várias habilitações, como canto (popular, lírico ou erudito), composição, regência (coral, banda, orquestra), MPB e instrumento – de cordas, teclado, sopro, percussão ou instrumentos específicos, como flauta, guitarra, piano, trompete e violão. A formação para professor de música é obtida por meio da licenciatura.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Artes (mús.); Canto; Canto; Comp. e Regência; Comp. e Regência (comp.); Comp. e Regência (regência); Educ. Art. (mús.); Educ. Musical; Instr. (clarinete); Instr. (contrabaixo); Instr. (cordas); Instr. (fagote); Instr. (fauta doce); Instr. (fauta); Instr. (oboé); Instr. (órgão e cravo); Instr. (orquestra); Instr. (percussão); Instr. (piano); Instr. (saxofone); Instr. (teclado com piano); Instr. (trombone); Instr. (trompa); Instr. (trompete); Instr. (viola); Instr. (violão); Instr. (violino); Instr. (violoncelo).

 

O que você pode fazer

 

Canto

Atuar em óperas ou recitais e em gravações. Organizar e fazer a preparação vocal de corais.

Composição e arranjo

Criar partituras musicais para instrumentistas ou cantores. Criar trilhas sonoras de filmes, animações, peças teatrais, CD-ROMs e websites, assim como jingles para filmes publicitários.

Ensino

Lecionar em escolas de música, para crianças de pré-escola e nos ensinos Fundamental e Médio.

Instrumento

Tocar um instrumento como solista e em orquestras, bandas ou grupos instrumentais de formações diversas.

Pesquisa

Fazer estudos e desenvolver pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura na área de música.

Regência

Organizar, ensaiar e dirigir conjuntos, orquestras e corais. Escolher as peças e os intérpretes que irão executá-las. Coordenar ensaios e orientar instrumentistas e cantores.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!