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GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Marketing

19 de maio de 2016

 

O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Esse graduado também delineia e executa estratégias para conquistar do público lealdade a uma determinada marca, bem como construir e manter a boa imagem do produto. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto. Ele pode trabalhar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor de pequenos e médios negócios, ou atuar em institutos de pesquisa e órgãos públicos. É possível ingressar na carreira com uma graduação em Administração e, também, como tecnólogo.

 

 

Mercado de Trabalho

 

Bacharéis e tecnólogos têm campos de atuação muito semelhantes. Grandes empresas de diversos setores da economia precisam de pessoal capacitado para desenhar estratégias de marketing a longo prazo. E as de médio e pequeno porte estão descobrindo a necessidade de investir em estratégias mercadológicas para ganhar mercado – e esse é o profissional responsável por implantá-las. O setor de serviços, que depende fundamentalmente de relacionamento com consumidor, é o que mais requisita o egresso. Estão aquecidas as áreas de mídias sociais, devido ao crescimento do comércio eletrônico e da importância do ambiente digital e de avaliação de comportamento de consumo e de mercado. Marketing cultural e esportivo também têm um bom potencial. Os estados das regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos postos de trabalho, mas outras capitais e as principais cidades nordestinas, principalmente em áreas como indústria e turismo, também têm mercado aquecido.

 

Curso

 

O currículo do bacharelado engloba todas as principais áreas do marketing – direto, industrial, corporativo, de varejo e de serviços – com disciplinas referentes à gestão de negócios, de preços e custos. Mas o curso traz também matérias de base, como sociologia, economia, psicologia e estatística. Com elas, o aluno toma conhecimento de aspectos socioeconômicos que devem ser levados em conta ao traçar uma estratégia, compreende o pensamento e os desejos do consumidor e é capaz de elaborar e analisar pesquisas de mercado. A apresentação de cases (casos de ações e planejamento reais) faz parte do dia a dia em sala de aula na maioria dos cursos. Esta é uma formação aprofundada em planejamento e estratégia, que permite ao bacharel seguir carreira acadêmica, com um MBA, mestrado ou doutorado.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. e Mkt.; Comun. Merc. (promoção e merchandising).

A grade curricular dos cursos tecnológicos não difere muito da dos bacharelados, mas é voltada para as práticas num segmento específico do marketing, como turismo ou varejo. Por isso, atenção na hora de se definir por esta ou aquela escola. No geral, as faculdades exigem trabalho de conclusão de curso.

Atenção: algunas instituições oferecem ênfases específicas, como marketing digital e varejo.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Mkt.; Gestão em Mkt.; Gestão Merc.

 

O que você pode fazer

 

Comunicação corporativa

Realizar ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa (funcionários e colaboradores).

Consultoria

Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.

Desenvolvimento e inovação de produtos

Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.

Gerência de produto

Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.

Merchandising

Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.

Pesquisa

Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.

Planejamento estratégico

Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

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