O bacharel em Jornalismo trabalha na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. É o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais.
Fique de Olho
NOVAS DIRETRIZES PARA O CURSO
As novas diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo, aprovadas em setembro de 2013, valem a partir de 2015. A ideia que norteou as mudanças foi aproximar a formação do mercado. Assim, o estágio passa a ser obrigatório e metade das aulas devem ser práticas, por meio de oficinas ou ministradas em laboratório. A hora-aula também aumenta, de 50 para 60 minutos. E o TCC, trabalho de conclusão de curso, que podia ser desenvolvido em grupo, agora é individual.
Mercado de Trabalho
As vagas nos veículos da imprensa tradicional, como jornais e revistas, têm encolhido nos últimos anos, mas a geração de conteúdo digital para a internet tem aberto novas possibilidades. É importante que se entenda que não vai mais haver emprego nos moldes que existia. O grande desafio para o egresso do curso é inventar o próprio espaço e, para isso, precisa apostar em seu lado multimídia e empreendedor, diz Rodolfo Martino, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. A atuação no meio digital exige formação e conhecimento das ferramentas multimídias. Assim, o bacharel agora tem de entender também da linguagem da internet e das redes sociais. As oportunidades estão em portais, TVs por assinatura, produtoras de conteúdo audiovisual, assessorias de comunicação, comunicação corporativa e sites de empresas, em geral. É possível, também, prestar serviços a diversas empresas, como freelancer (autônomo). Mesmo com a não obrigatoriedade do diploma, as empresas de mídia são exigentes e preferem candidatos com formação superior. são Paulo oferece o maior número de vagas. o Centro-oeste, o Norte e o Nordeste apresentam também boas oportunidades. A perspectiva de trabalho em redes sociais permite atuação em outras regiões.
Curso
As disciplinas básicas incluem língua portuguesa, economia e teoria da comunicação. E entre as matérias específicas constam jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto e novas tecnologias de comunicação. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e on-line, rádio e TV.
Atenção: a Uneb-BA oferece um bacharelado com ênfase em multimeios. O curso da Uespi (Pi) tem dupla habilitação, em Jornalismo e em Relações Públicas.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Comun. Soc. (jornalismo e multimeios); Comun. Soc. (jornalismo e rel. públ.); Comun. Soc. (jornalismo).
O que você pode fazer
Comunicação digital multimídia
Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.
Comunicação empresarial
Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.
Edição
Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons numa mesma festa para dar forma fnal a documentários e noticiários.
Fotojornalismo
Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.
Reportagem
Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.