São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações. O gestor da informação é responsável por coletar, selecionar, processar, armazenar, distribuir e avaliar informações. Dentro de empresas, organiza os fluxos de informação, pesquisa e levanta dados estratégicos para negócios, subsidia inovações tecnológicas com novas informações.
Dúvida do vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO?
Organização é a palavra de ordem para os profissionais formados em Biblioteconomia e Gestão da informação. Esses graduados normalmente trabalham juntos, exercendo atividades que não entram em choque; na verdade, elas são complementares. O bacharel em Gestão da informação tem a tarefa de coletar, processar, armazenar e distribuir informações de empresas, órgãos públicos, instituições e mesmo bibliotecas, com o objetivo de adequar a linguagem utilizada pelos profissionais de determinada área ao sistema de organização dos dados. Já quem se forma em Biblioteconomia tem outro foco de atuação. Esse bacharel é responsável por organizar e conservar acervos de bibliotecas e centros de documentação utilizando as ferramentas arquitetadas e desenvolvidas pelo gestor da informação.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho está crescendo, principalmente no aspecto da governança e na gestão de dados, acompanhando a tendência do uso cada vez maior e mais intenso de tecnologia da informação. O gestor da informação encontra vagas em editoras, instituições de ensino, agências de comunicação e ONGs para trabalhar com gestão de dados. Em grandes empresas privadas e órgãos públicos, ele é contratado para elaborar projetos a partir da informação armazenada e que podem gerar novos conhecimentos. Há, ainda, boas oportunidades como consultor na área de tecnologia. As regiões Sudeste e Sul são as que mais absorvem os bacharéis.
Curso
O aluno aprende computação, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. A grade curricular inclui disciplinas como informação e linguagem, produção de textos, língua portuguesa, produção de conhecimento, análise de sistemas da informação e tratamentos da informação em acervos especiais. Os alunos também estudam inglês e, em algumas escolas, espanhol. O estágio é obrigatório no último ano do curso, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão.
Duração média: 4 anos.
O que você pode fazer
Analista de informação
Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.
Gerenciamento de projetos
Coordenar equipe multidisciplinar em projetos que envolvam a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação da informação.
Recuperação de dados
Recuperar informações perdidas e organizar dados em bases e banco de dados.
Consultoria
Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos na implantação de sistemas de informação.