TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Engenharia de Controle e Automação

12 de maio de 2016

 

O engenheiro de controle e automação projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados. É possível ingressar na carreira com formação de tecnólogo.

 

Dúvida do Vestibulando

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ENGENHARIA MECATRÔNICA E ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO?

As duas partem de três áreas: mecânica, elétrica e computação. A diferença fundamental está na ênfase dada em cada uma dessas áreas. A Engenharia Mecatrônica parte de uma base majoritariamente mecânica, a Engenharia de Controle e Automação parte de uma base elétrica, com bastante ênfase em controle e automação.

 

Curso

 

Como em todas as formações em engenharia, nos dois primeiros anos do curso há bastante matemática, física, química e informática. A partir do terceiro ano, vêm as disciplinas de computação, mecânica e eletrônica. em laboratório, o aluno aprende a desenvolver e a operar máquinas eletrônicas. o estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Atenção: algumas escolas oferecem o curso como habilitação de engenharia mecânica ou de engenharia elétrica; outras, sob a denominação mecatrônica.

Duração média: 5 anos.

Outros nomes: Eng. de Autom.; Eng. de Autom. e Contr.; Eng. de Autom. Ind.; Eng. Mecatr.

 

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

 

Assim como o engenheiro, este tecnólogo também atua em vários setores industriais, como metalúrgico, de máquinas e equipamentos, automóveis, químico e petroquímico, de bebidas e de papel e celulose, lidando com sensores e controladores de temperatura, pressão ou vazão, por exemplo. Pode trabalhar, ainda, com automação comercial, desenvolvendo sistemas de segurança ou de gerenciamento de dados para redes de lojas e bancos. as melhores ofertas estão nas grandes indústrias do sudeste. Há, ainda, perspectivas nos parques industriais da Região sul. as regiões Norte e Nordeste oferecem vagas principalmente em estaleiros e refinarias. A base do curso combina matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática. o aluno tem, também, muita prática de laboratório, inglês técnico (para auxiliar o uso de manuais e pesquisas na internet) e técnicas de comunicação e expressão. Algumas escolas exigem estágio supervisionado e um trabalho de conclusão, geralmente submetido à avaliação de uma banca de professores.

Atenção: os cursos de tecnologia em automação industrial têm a maior parte da grade curricular preenchida por disciplinas relacionadas a elétrica e eletrônica. Já os de tecnologia em mecatrônica apresentam, em paralelo a essas duas áreas, disciplinas da área de mecânica. eles preparam o profissional para projetar, instalar e operar equipamentos que mesclam mecânica e eletrônica, como braços mecânicos automatizados e robôs inteligentes.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Autom. e Manufatura Dig.; Mecatr.; Mecatr. Ind.

 

O que você pode fazer

 

Automação comercial e domótica

Projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos em edifícios comerciais e em residências, como elevadores, iluminação, aparelhos de ar condicionado e eletrodomésticos.

Automação industrial

Desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias. Manipular robôs industriais.

Bioprocessos

Projetar, construir e operar equipamentos empregados nas indústrias de biotecnologia.

Informática

Projetar sistemas de informação e banco de dados. Programar equipamentos automatizados.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!