TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Engenharia Civil

12 de maio de 2016

 

O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefa as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.

 

 

Fique de olho

 

ENGENHARIA DE TRANSPORTE

O curso é oferecido por Cefet-MG, Facs Kennedy (MG), IFG (GO), Uerj, UFG, UFMT e UFSM. Ele forma o engenheiro que gerencia a implantação de obras, como construção e duplicação de estradas, em sistemas viários, como ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. Também cabe a esse profissional projetar sistemas de transportes de passageiros e de cargas, e a operação desses sistemas, considerando segurança e tarifação, entre outros itens.

 

ENGENHARIA PORTUÁRIA

A Furg (RS) e a Universidade Católica de Santos (SP) oferecem cursos na área. O egresso atuará nas diversas atividades do setor portuário, como planejamento e coordenação de projetos de engenharia civil. Entre suas atividades está a avaliação do impacto das obras portuárias no ambiente costeiro.

 

Mercado de Trabalho

 

A construção civil é tão sensível às oscilações da economia que é usada como indicador de crescimento ou retração. As dificuldades econômicas enfrentadas pelo país neste ano, portanto, têm efeitos negativos no setor, afetando a empregabilidade do engenheiro civil. “Certos segmentos, no entanto, são vitais para a economia e não podem ficar estagnados”, diz Leila Miranda, diretora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “O saneamento é uma das áreas cuja necessidade de investimento é evidente. Para superar a crise de abastecimento de água precisam ser realizadas obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil.” A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros civis. A Região Sudeste continua sendo o principal mercado.

 

Curso

 

Além das disciplinas e das atividades em laboratório clássicas das engenharias, na área das Ciências Exatas, o curso de Engenharia Civil inclui desenho técnico e matérias das áreas de Administração e Economia. Nos três anos finais, o aluno cursa disciplinas mais ligadas às áreas da especialização escolhida: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. atenção: há instituições que oferecem formação direcionada para uma área específica, como empresarial, com noções de administração e gestão de empresas na área (Furg-RS) e estruturas metálicas (Einstein-SP e UFSJ). A Univale-MG e a Uemg têm ênfase na área ambiental, que permite atuar tanto na construção civil e infraestrutura como em saneamento, licenciamento e gestão ambiental, diagnósticos e perícias. No ITA, o curso de Engenharia Civil-Aeronáutica forma também o engenheiro capaz de conceber e implantar aeroportos e heliportos e gerenciar o tráfego aéreo.

Duração média: 5 anos.

Outros nomes: Eng. de Prod. Civil; Eng. de Transp.; Eng. de Transp. e Log.; Eng. Portuária.

 

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Este tecnólogo orienta e gerencia as atividades e as equipes no canteiro de obras de construção civil. Além de fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados na construção, acompanha o reconhecimento topográfico do terreno, as movimentações de terra e a pavimentação. Pode dedicar-se às instalações hidráulicas em obras de saneamento, determinando as escavações, a colocação das tubulações de água e esgoto e o aterro das valas. Ele também estuda e implementa novas tecnologias ou pode se especializar em determinado tipo de material. O curso é forte em Ciências Exatas e inclui desenho técnico. Com foco em aspectos práticos da profissão, o currículo inclui aulas de materiais de construção civil e gestão de obras. Não faltam aulas práticas nem atividades de laboratório. O estágio não é obrigatório, mas abre as portas para o mercado.

Atenção: alguns cursos têm enfoque específico, como estruturas metálicas, estradas e pavimentação.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Constr. Civil; Constr. Civil (ed.); Constr. Civil (estrut. metálicas); Constr. Civil (movimento de terra e pavimentação); Constr. Civil (topografa e estr.); Contr. de Obras; Estr.

 

O que você pode fazer

 

Construção urbana

Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações

Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infra-estrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Infraestrutura e transporte

Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!