TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Ecologia

12 de maio de 2016

 

Este bacharel estuda as relações entre o homem e a natureza, para preservar os recursos naturais. Ele investiga a estrutura e o funcionamento de ecossistemas, analisa o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e procura soluções para evitar ou minimizar desequilíbrios, elaborando planos para a proteção dos recursos naturais. Em laboratório, estuda o efeito de produtos químicos sobre a fauna, a flora e a saúde humana. Em secretarias municipais do Meio Ambiente, avalia possíveis impactos ambientais causados, por exemplo, pela instalação de indústrias, construção de condomínios ou por outras obras de engenharia civil. Ajuda também a planejar o crescimento de núcleos urbanos, preservando os recursos naturais da região. Este especialista deve se manter sempre atualizado sobre a legislação ambiental, iniciativas políticas e sociais. No setor privado, é contratado pelas indústrias para avaliar o impacto que as atividades produtivas podem ter sobre o ambiente. Em zoológicos, parques ecológicos e áreas de preservação ambiental, dá apoio logístico para a manutenção das espécies animais e vegetais existentes e dos recursos naturais presentes em suas áreas.

 

Fique de olho

 

ECONOMIA ECOLÓGICA

A UFC passou a oferecer em 2015 o curso de Economia Ecológica, que forma o profissional para desenvolver projetos socioeconômicos e ambientais, de modo a ajustar os interesses econômicos à preservação do meio ambiente. Com foco interdisciplinar, ele conta com matérias das áreas de agronomia, antropologia, biologia, ciências econômicas, direito, estatística, geografia, história e matemática. O egresso poderá trabalhar com pesquisas de impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes de projetos públicos ou privados, além da elaboração de políticas de gestão ambiental de resíduos sólidos e líquidos.

 

Mercado de trabalho

 

O bacharel em Ecologia é cada vez mais requisitado por empresas e pelo setor público, graças à crescente preocupação com a sustentabilidade na exploração de recursos naturais e por conta da rigorosa legislação ambiental brasileira. Temas como reúso de água, certificação de edificações e melhoria de processos visando minimizar os impactos da produção da indústria no meio ambiente têm feito com que o setor privado procure o profissional, seja para atuar internamente ou como consultor. Esse bacharel se destaca por uma formação que envolve o conhecimento aprofundado dos aspectos biológicos, sociais, econômicos e políticos da ecologia. Ele atua ainda na consultoria de projetos de licenciamento ambiental e na elaboração de relatórios de impacto ambiental. No setor público, órgãos como Ibama, Agência Nacional de Águas (ANA), ICMBio, Instituto Florestal, Ministério do Meio Ambiente e Departamento Nacional de Produção Mineral costumam abrir vagas para o bacharel. As vagas estão em todo o país. Os grandes centros oferecem a maioria das oportunidades no setor privado, mas também há possibilidades em áreas rurais e com florestas.

 

Curso

 

Aulas de biologia, química, geologia e matemática são seguidas de estudos mais específicos sobre ecologia, como poluição, impactos ambientais, legislação ecológica e manejo de áreas silvestres. O currículo prevê muitos trabalhos práticos em campo, nos quais o estudante aprende a coletar dados sobre a natureza e a utilizar instrumentos que avaliam a poluição das águas e do solo. Em laboratório, é orientado a fazer análises químicas e biológicas. O estágio é obrigatório, assim como elaborar uma monografia no fim do curso. É bom estar preparado para estudar muito cálculo e estatística – ferramentas indispensáveis para entender os processos ecológicos e avaliar os efeitos da ocupação humana no ambiente. Atenção: algumas escolas têm Ecologia ou Ciências Ambientais como habilitação de Ciências Biológicas; outras oferecem o curso de Ciências Ambientais. A UFMG tem graduação em Ciências Socioambientais, que integra conteúdos de Ciências Sociais e Ciências Biológicas. Já a UFC passou a oferecer um novo curso, Economia Ecológica.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. Amb.; Ciên. Socioambientais.

 

O que você pode fazer

 

Avaliação de riscos e impactos ambientais

Estudar os efeitos da ocupação de uma região pelo homem. Acompanhar o planejamento e a instalação de grandes empreendimentos para a obtenção de licenciamento ambiental.

Consultoria

Gerenciar projetos, fazer auditoria e prestar consultoria ambiental para empresas públicas e privadas e organizações não governamentais.

Ensino e pesquisa

Dar palestras em escolas e em outras instituições, abordando assuntos relacionados com a preservação do meio ambiente. Desenvolver pesquisas sobre temas ambientais.

Recuperação e manejo de ecossistemas

Implantar e fiscalizar projetos de restauração de ambientes degradados. Estabelecer regras de ocupação de regiões naturais.

Turismo ecológico

Pesquisar locais, elaborar roteiros e orientar guias de turismo sobre educação ambiental.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!