Este bacharel elabora e produz filmes e vídeos artísticos, publicitários, documentais, institucionais ou jornalísticos para veiculação em cinema, TV, internet ou circuito fechado. Pode se encarregar do roteiro, do figurino, da cenografia, iluminação, edição, direção ou sonorização. Em emissoras de TV, monta a programação, edita e dirige programas, chefa equipes de produção. Pode, ainda, trabalhar na captação de recursos para a produção. O licenciado leciona a disciplina em cursos livres e elabora projetos pedagógicos audiovisuais para escolas, museus e centros culturais. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.
Dúvida do Vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CINEMA E AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA?
Enquanto Cinema e Audiovisual têm disciplinas sobre a linguagem audiovisual focada nos meios de comunicação, Multimídia volta-se para outros diferentes formatos de meios de comunicação, como áudios, vídeos e DVDs. Os cursos com foco em Audiovisual preparam o aluno para produzir filmes, vídeos, programas de TV ou de rádio, propagandas e sites. Já os de Cinema têm as atividades direcionadas principalmente para a produção de vídeos: como escrever roteiros, escolher o elenco e organizar o cenário. Os bacharéis em Multimídia se encarregam da parte mais técnica da comunicação, manutenção e supervisão de mídias eletrônicas e digitais.
Mercado de Trabalho
A produção audiovisual brasileira tem crescido nos últimos anos. Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), estrearam em 2014 na TV paga 506 obras seriadas de produção nacional. Em 2011, foram apenas 73. Essa alta se deve à obrigatoriedade imposta por lei às emissoras de TV por assinatura de apresentar uma cota mínima de programas feitos no Brasil. Produções nacionais e locais também são incentivadas por verbas públicas, por meio de editais da Ancine empresas e prefeituras. Os tradicionais empregadores do bacharel e do tecnólogo são as produtoras de filmes, emissoras de rádio e de TV e agências de publicidade. Mas o avanço da internet e da telefonia móvel abre novas frentes em empresas que desenvolvem sites e conteúdos para celular. Novo campo se abre, também, na educação a distância, tanto em faculdades e universidades quanto nas empresas, nas chamadas universidades corporativas, que ministram treinamento aos funcionários. O profissional tem também a possibilidade de atuar em empresas que elaboram conteúdo para mídia indoor, como as TVs instaladas em ônibus, trens de metrô, salas de espera e elevadores de prédios comerciais. As melhores oportunidades estão na Região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mas há boas perspectivas nas demais grandes capitais, como Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O licenciado também tem encontrado oportunidades para dar aula graças à abertura de novos cursos de audiovisual ou relacionados em escolas técnicas e cursos livres.
Curso
No bacharelado, o aluno tem disciplinas de direção, documentação, redação do roteiro, linguagem cinematográfca, montagem, fotografa e som. Disciplinas teóricas, como história do cinema, alternam-se a aulas técnicas de gerenciamento e produção. A maior parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios de fotografa, montagem e sonorização. O estágio, bem como o trabalho de conclusão de curso, é obrigatório. Em algumas escolas, curso é uma habilitação de Comunicação Social, por isso, além das disciplinas específcas, o aluno estuda comunicação, cultura e sociedade e teoria da comunicação.
A UFF, além do bacharelado, oferece a única licenciatura na área, que forma o professor que dá aulas em cursos livres e elabora projetos pedagógicos audiovisuais para escolas, museus e centros culturais. O currículo inclui disciplinas pedagógicas, como pesquisa e prática de ensino, e há várias disciplinas das Ciências Humanas, como antropologia, sociologia e cultura brasileira.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Audiovisual; Audiovisual e Novas Mídias. Soc. (audiovisual); Comun. Soc. (cin. e audiovisual); Comun. Soc. (cin. e vídeo); Comun. Soc. (cin.); Comun. Soc. (midialogia); Comun. Soc. (prod. em mídia audiovisual); Imagem e Som; Realiz. Audiovisual.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL O curso tecnológico em Programação Audiovisual tem currículo semelhante ao do bacharelado, mas a ênfase é nas atividades técnicas. O aluno aprende a colocar em prática e viabilizar as gravações ou flmagens, defnindo as locações, preparando os equipamentos, montando as imagens ou captando o som. O estágio não é obrigatório, mas a maioria das escolas exige como trabalho de conclusão do curso a realização de um flme.
Duração média: 2,5 anos.
O que você pode fazer
Animação
Criar imagens usando elementos diversos, como desenho, fotografa, massa de modelar, papel e computação gráfica.
Captação de som
Escolher os equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação.
Direção
Coordenar a execução de um filme (ou, como assistente, ajudar o diretor), da aprovação do roteiro e da escolha do elenco até o planejamento da produção, a definição da iluminação, dos figurinos e a edição das cenas.
Direção de arte
Definir os aspectos visuais de um filme, escolhendo com o diretor as cores, os espaços e os ambientes das cenas. Coordenar o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores, para garantir uniformidade às cenas.
Edição de som
Criar, mixar e editar trilhas sonoras e sons de filmes ou vídeos.
Fotografia
Planejar a iluminação das cenas a serem filmadas, a fim de transmitir as ideias e as emoções e o clima definidos no roteiro e pelo diretor.
Montagem (edição)
Selecionar e juntar as cenas rodadas para ordenar a narrativa e dar unidade ao filme ou ao vídeo.
Produção
Planejar, organizar e executar as ações necessárias para a filmagem, da captação de recursos à contratação de diretores, atores, técnicos e pessoal de apoio.
Roteiro
Adaptar ou escrever histórias originais para a filmagem.
Sonorização
Gravar, mixar e editar a trilha sonora do filme, como ruídos e música.
Técnica
Operar os equipamentos de filmagem, gravação, iluminação, edição e fotografia.