TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Ciências e Tecnologia de Alimentos

12 de maio de 2016

 

Este bacharel estuda as características físicas, químicas e nutricionais dos alimentos. É preparado para acompanhar toda a sequência de produção – do campo ao beneficiamento, da indústria aos pontos finais de comercialização. ele entende do plantio ou da criação, da colheita e das técnicas de conservação pós-colheita, pós-ordenha ou pós-abate. Define e monitora a estocagem, o beneficiamento ou processamento, o transporte e a distribuição até os pontos de venda, garantindo a qualidade e integridade do produto. na área de laticínios, acompanha a industrialização do leite, de manteiga, queijos e iogurtes. Pode se dedicar ao desenvolvimento de embalagens que aumentem a vida útil do alimento, ou fazer análises físico-químicas em alimentos in natura ou industrializados. É possível ingressar na carreira com um curso superior de tecnologia.

 

Duvidas do Vestibulando

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS E ENGENHARIA DE ALIMENTOS?

O profissional de ciência e tecnologia de alimentos preocupa-se, essencialmente, com a qualidade e o teor nutricional dos alimentos. Já o engenheiro de alimentos é responsável por garantir essa integridade e qualidade na indústria, da seleção de matérias-primas e definição dos processos de produção às condições de armazenamento e distribuição.

 

Mercado de Trabalho

 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a elevação da renda do brasileiro nos últimos anos fez crescer o consumo de alimentos em geral, principalmente dos industrializados. atualmente, o consumidor brasileiro preocupa-se não apenas com a praticidade e o sabor dos alimentos, mas também com a qualidade sanitária de sua produção, seu valor nutricional, sua segurança (como os teores de sódio) e, também, com aspectos de sustentabilidade no sistema de produção – o Brasil, por sinal, é o quarto maior mercado global de alimentos saudáveis. as grandes indústrias alimentícias, como Unilever e Kraft Foods, constituem o grande empregador, principalmente para quem se dedica ao desenvolvimento de produtos e ao controle de qualidade. o bacharel encontra oportunidades, ainda, em órgãos governamentais, na definição de políticas e normas, ou na fiscalização dos produtores. as regiões que concentram as maiores indústrias, Sul e Sudeste, são as que oferecem o maior número de vagas.

 

Curso

 

O primeiro ano do bacharelado traz disciplinas básicas, como matemática, química, português, biologia e estatística. nos anos seguintes, vêm as disciplinas específicas, como química dos alimentos, nutrição, logística e produção e conservação de laticínios. o aluno também estuda análise de açúcares e adoçantes, bebidas, gorduras e tratamento de resíduos industriais. o currículo prevê, ainda, práticas em laboratório. estágio e trabalho de conclusão do curso são obrigatórios.

Atenção: a UFV, em Viçosa (MG) oferece um curso específico em laticínios.

Duração média: 4 anos outros nomes: Ciên. de Alim.; Ciên. dos Alim.; Ciên. e Tecnol. de Laticínios.

Alimentos

O tecnólogo tem basicamente o mesmo mercado de trabalho do bacharel e é procurado para fazer, por exemplo, análises de alimentos e coordenação de processos produtivos. No curso, o primeiro ano traz aulas de química, biologia, microbiologia e administração. Em seguida, entram as disciplinas mais específicas da carreira, como bromatologia, toxicologia e processamento de alimentos de origem vegetal. As matérias relativas à produção de alimentos de origem animal, à gestão ambiental, ao controle de qualidade e às técnicas de conservação são abordadas no último semestre. O estágio supervisionado é obrigatório, bem como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Atenção: algumas escolas oferecem formação específica em laticínios.

Duração média: 3,5 anos.

Outros nomes: Gestão de Alim. de Origem Animal e Vegetal; Laticínios.

 

O que você pode fazer

 

Conservação

Desenvolver embalagens e desenvolver métodos de processamento que garantam maior vida útil aos alimentos.

Consultoria

Prestar consultoria nas áreas de alimentos e nutrição, com relação a diversos aspectos da produção, como capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, análise de processos, auditorias, marketing ou adequação às normas e legislação vigentes no mercado.

Controle de qualidade

Desenvolver métodos de controle de qualidade alimentar de acordo com aspectos higiênico-sanitários, físico-químicos e nutricionais, da matéria-prima ao produto final.

Desenvolvimento de produto

Criar produtos e melhorar os já existentes, de acordo com a demanda, as necessidades e as exigências dos consumidores.

Educação

Acompanhar programas de educação para o consumo de alimentos, em empresas, órgãos públicos, associações ou ONGs.

Gestão

Gerenciar sistemas de produção e logística de fábricas do setor alimentício.

Pesquisa

Pesquisar e desenvolver novos produtos alimentícios, de origem vegetal ou animal.

Produção

Controlar o processo de fabricação de alimentos e laticínios, defnindo matéria-prima e equipamentos a ser usados, visando ao produto fnal esperado

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!