Este bacharel trabalha, fundamentalmente, na elaboração de programas de informática. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. Cria ferramentas diversas da informática, dos softwares mais básicos, como os usados para controle de estoques, até os mais complexos sistemas de processamento de informações. Profissional essencial a todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.
Duvidas do vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?
Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Já a Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes. Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.
Mercado de Trabalho
Como ocorre com todas as carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI), o mercado de trabalho para o graduado em Ciência da Computação continua de vento em popa. A área que oferece mais empregos é a de sistemas de informação, no desenvolvimento de softwares específicos. Outros mercados em expansão são o de telefonia móvel e jogos para computadores. O bacharel pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções, como gerenciamento de dados em instituições financeiras e informatização de folhas de pagamento. Um dos profissionais mais procurados pelas empresas atualmente, o gerente de TI, têm como formação a Ciência da Computação. Junto com sua equipe, ele é responsável pela infraestrutura de tecnologia da companhia, cuidando de help desk, backup de dados, redes de telefonia e segurança. As companhias investem cada vez mais na área em busca de redução de custos, melhorias no desempenho e aumento dos lucros. Os estados da região Sudeste concentram a maior parte das empresas de TI e as melhores oportunidades. Mas o mercado de trabalho é bom, também, na região Sul e em Brasília (setor público). No recife (PE), a demanda pelo egresso é aquecida pelas mais de 200 empresas de TI instaladas no Porto Digital.
Curso
O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, eletricidade e fundamentos da computação. Fique preparado para atuar com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão. Entre as optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. A maioria dos cursos inclui disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monografia.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Comput.; Inform. (ciên. da comput.).
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A UFRN, em Natal (RN), oferece bacharelados interdisciplinares (BI) em Tecnologia da Informação. Depois de três anos iniciais de formação básica, o estudante tem a opção de cursar outro bacharelado Ciência da Computação ou Engenharia de Software , com até mais dois anos de duração, e, assim, conseguir um novo diploma.
O que você pode fazer
Banco de dados
Desenvolver programas de computador que organizem, classifiquem e façam a indexação de informações.
Desenvolvimento de softwares e aplicativos
Elaborar programas e jogos de computador.
Marketing e vendas
Divulgar e vender software e hardware. Analisar e planejar novos produtos.
Suporte
Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Fazer manutenção de sistemas.