O arquivista é o profissional responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos, sejam textos, sejam imagens ou dados, registrados em papel, ou na forma de fotografa, filme, microfilme, mídia digital ou, ainda, banco de dados on-line. Este graduado é o responsável por organizar e tornar disponíveis as informações que são geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONGs. O profissional precisa ter sólida formação cultural para saber avaliar a relevância dos documentos que manipula e bom preparo para trabalhar com produção documental de diferentes épocas históricas. É fundamental que o arquivista tenha, também, bom senso de organização, olhar crítico e flexibilidade. No geral, atua em equipes multiprofissionais ou interage com outros profissionais, como administradores e analistas de sistemas, por exemplo.
Mercado de Trabalho
Institutos de pesquisa, fundações, grandes empresas privadas e órgãos públicos são potenciais empregadores do bacharel. As tecnologias digitais tornam o profissional peça-chave na organização de documentos e de informação, seja qual for seu formato. Por isso, ele precisa estar atualizado em relação a novas tecnologias e formatos digitais, condição essencial para atuar na catalogação e na proteção de documentos on-line. No setor privado, os arquivistas são requisitados por instituições de Ensino Superior, hospitais, editoras de livros, indústrias, casas de cultura, escritórios de contabilidade, engenharia, arquitetura e advocacia. Cresce a oferta em grandes companhias para trabalhar em centros de memória ou museus corporativos, organizando papéis e imagens que contam a trajetória da companhia. Os principais núcleos de absorção desses profissionais são as grandes cidades e capitais, que sediam empresas de maior porte. As vagas encontram-se principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. O bacharel também tem a possibilidade de abrir a própria consultoria e atuar como autônomo.
Curso
Além das disciplinas básicas, como história, teoria da administração, informática e estatística, o aluno estuda as específicas desta graduação, como descrição documental, projeto e implantação de sistemas de arquivo e paleografia (estudo das escritas antigas). Em laboratório, aprende técnicas de classificação, higienização, preservação e guarda de documentos e toma contato com ferramentas computacionais que auxiliam no gerenciamento de arquivos. É necessário conhecer bem a legislação para avaliar corretamente a validade dos documentos manipulados. Para isso, o aluno tem durante a formação aulas de avaliação documental. Estágio curricular e trabalho de conclusão são obrigatórios.
Duração média: 4 anos.
O que você pode fazer
Conservação e restauração
Prevenir a deterioração de documentos e recuperar os que se encontram danificados.
Consultoria
Orientar administradores de empresas sobre como manter seu acervo.
Difusão educativa e cultural
Orientar o público na consulta e no manuseio de documentos.
Documentação eletrônica
Criar banco de dados, fazer microfilmagem e digitalização.
Gerenciamento de conteúdo
Avaliar as informações e os documentos, decidindo pelo seu arquivamento ou pela sua destruição.
Racionalização de documentos e transcrição de arquivos
Classificar e organizar documentos, a fim de agilizar sua localização e seu uso.