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GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Arquivologia

13 de maio de 2016

 

O arquivista é o profissional responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos, sejam textos, sejam imagens ou dados, registrados em papel, ou na forma de fotografa, filme, microfilme, mídia digital ou, ainda, banco de dados on-line. Este graduado é o responsável por organizar e tornar disponíveis as informações que são geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONGs. O profissional precisa ter sólida formação cultural para saber avaliar a relevância dos documentos que manipula e bom preparo para trabalhar com produção documental de diferentes épocas históricas. É fundamental que o arquivista tenha, também, bom senso de organização, olhar crítico e flexibilidade. No geral, atua em equipes multiprofissionais ou interage com outros profissionais, como administradores e analistas de sistemas, por exemplo.

 

Mercado de Trabalho

 

Institutos de pesquisa, fundações, grandes empresas privadas e órgãos públicos são potenciais empregadores do bacharel. As tecnologias digitais tornam o profissional peça-chave na organização de documentos e de informação, seja qual for seu formato. Por isso, ele precisa estar atualizado em relação a novas tecnologias e formatos digitais, condição essencial para atuar na catalogação e na proteção de documentos on-line. No setor privado, os arquivistas são requisitados por instituições de Ensino Superior, hospitais, editoras de livros, indústrias, casas de cultura, escritórios de contabilidade, engenharia, arquitetura e advocacia. Cresce a oferta em grandes companhias para trabalhar em centros de memória ou museus corporativos, organizando papéis e imagens que contam a trajetória da companhia. Os principais núcleos de absorção desses profissionais são as grandes cidades e capitais, que sediam empresas de maior porte. As vagas encontram-se principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. O bacharel também tem a possibilidade de abrir a própria consultoria e atuar como autônomo.

 

Curso

Além das disciplinas básicas, como história, teoria da administração, informática e estatística, o aluno estuda as específicas desta graduação, como descrição documental, projeto e implantação de sistemas de arquivo e paleografia (estudo das escritas antigas). Em laboratório, aprende técnicas de classificação, higienização, preservação e guarda de documentos e toma contato com ferramentas computacionais que auxiliam no gerenciamento de arquivos. É necessário conhecer bem a legislação para avaliar corretamente a validade dos documentos manipulados. Para isso, o aluno tem durante a formação aulas de avaliação documental. Estágio curricular e trabalho de conclusão são obrigatórios.

Duração média: 4 anos.

 

O que você pode fazer

 

Conservação e restauração

Prevenir a deterioração de documentos e recuperar os que se encontram danificados.

Consultoria

Orientar administradores de empresas sobre como manter seu acervo.

Difusão educativa e cultural

Orientar o público na consulta e no manuseio de documentos.

Documentação eletrônica

Criar banco de dados, fazer microfilmagem e digitalização.

Gerenciamento de conteúdo

Avaliar as informações e os documentos, decidindo pelo seu arquivamento ou pela sua destruição.

Racionalização de documentos e transcrição de arquivos

Classificar e organizar documentos, a fim de agilizar sua localização e seu uso.

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