TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Agronegócios e Agropecuária

16 de maio de 2016

 

Este bacharel trabalha no campo. Mas, diferentemente dos graduados em Agronomia, ele lida com aspectos administrativos, financeiros, econômicos e sociais envolvidos na produção agrícola ou pecuária. Gerencia empresas agropecuárias, definindo as estratégias do negócio e sistemas de produção, dimensionando a mão de obra e os insumos necessários a cada safra e verificando os custos. Sua responsabilidade se estende às atividades de logística e negociações com o mercado internacional. Dá para ingressar na carreira como tecnólogo e atuar num segmento específico da agropecuária, como a cultura de café, horticultura ou mecanização agrícola.

 

Fique de olho

 

A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

O agronegócio – o conjunto das atividades econômicas ligadas à agropecuária, passando pela produção, industrialização e comercialização dos produtos – é um grande campo de trabalho no país. O setor responde por cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que significa a soma de todas as riquezas produzidas no país. Com grandes terras cultiváveis, solos férteis e grande disponibilidade de água, o Brasil se destaca como um dos maiores exportadores de produtos agrícolas e pecuários do mundo.

 

Mercado de Trabalho

 

O agronegócio responde por grande parcela das exportações brasileiras e, apesar de o setor ainda enfrentar desafios em infraestrutura, como problemas com transporte e armazenamento, as perspectivas são otimistas. Esse profissional trabalha para tornar as criações e as culturas um negócio econômica, social e ambientalmente sustentável. Cabe a ele, por exemplo, avaliar e gerenciar a viabilidade econômica de alimentar os rebanhos com os recursos regionais, como cactos no Nordeste ou resíduos agrícolas da produção de cana no Sudeste. Ou, na agricultura, o aprimoramento de sementes. O uso da tecnologia na agricultura (agricultura de precisão) ganha importância e abre novas frentes de trabalho. Estão em alta as áreas de grãos e carne (bovina, de frango e suína). Há também ótimas oportunidades em processamento, beneficiamento, comercialização e assistência técnica. “O graduado pode trabalhar ainda no governo, nas esferas federal e estadual, na área de promoção, realizando, por exemplo, análise de demanda de crédito”, diz Carlos Leite, coordenador do curso de Agronegócio da Universidade Federal de Viçosa. O Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste concentram o maior número de vagas, mas as novas fronteiras agrícolas (como os estados do Pará, Piauí, Maranhão e Bahia) também são atraentes.

 

Curso

 

O bacharelado é para quem gosta mais de atividades de gestão do que colocar a mão na terra, propriamente. A grade curricular inclui, sim, disciplinas técnicas e científicas, afinal o profissional tem de entender da produção agropecuária com a qual trabalha. Mas o foco está na área de administração, economia e finanças, com disciplinas como contabilidade e noções de cálculo. Sobre o mercado agropecuário, o aluno tem aulas sobre legislação, cadeias agroindustriais, marketing, gestão ambiental e qualidade. Estágio é exigência para a obtenção do diploma.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Agroind.; Desenv. Rural e Gestão Agroind.; Desenv. Rural e Seg. Alimentar; Eng. de Agroneg.; Enologia; Gestão do Agroneg.

Assim como o bacharelado, os cursos tecnológicos também têm foco em gestão do agronegócio, mas alguns deles têm um eixo específico de atuação, como, por exemplo, cafeicultura, horticultura, produção de grãos e mecanização agrícola. Em relação ao currículo, a grade básica traz disciplinas gerais, como física, química, matemática, biologia, contabilidade e finanças. Entre as matérias de formação específica da agropecuária estão práticas agronômicas, fertilidade do solo, fitopatologia, uso, técnicas de irrigação, manejo e conservação do solo e de pastagens – tudo com o objetivo de melhorar a produtividade da criação de animais (bovinos, caprinos, ovinos, aves etc.) e das plantações.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Agroind.; Agropecuária; Cafeicultura; Gestão de Agroneg.; Gestão em Agroneg.; Horticultura; Mecanização Agrícola; Mecanização em Agricultura de Precisão; Prod. Agrícola; Prod. de Grãos.

 

O que você pode fazer

 

Administração rural

Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes.

Planejamento de produção

Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safra, os custos e o preço final do produto.

Cultivo e produção

Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas.

Desenvolvimento de produtos

Desenvolver defensivos agrícolas, novas sementes, insumos e outros produtos que visem a otimizar a produção.

Vendas

Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agropecuário.

Consultoria

Prestar assessoria a órgãos públicos e privados na gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo e dos alimentos.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!