TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Administração

11 de maio de 2016

 

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação com clientes ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira. Você pode ingressar no mercado como tecnólogo.

 

 

 

Fique de olho

 

O GIGANTE DA GRADUAÇÃO

O bacharelado em Administração é a graduação mais ofertada em todo Brasil – são cerca de 2 mil cursos, segundo o Censo da Educação Superior do Inep/MEC 2013. As matrículas de bacharéis e tecnólogos na área correspondem a quase 1 milhão do total de 6,1milhões. Os números superlativos da Administração podem ser explicados, em parte, pelo caráter generalista desta graduação e pelo fato de o profissional ser um dos mais requisitados por empresas de todos os segmentos e portes, bem como por órgãos da administração pública.

 

 

Mercado de Trabalho

 

Nas corporações, as principais áreas de atuação dos formados em Administração são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, logística e vendas. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são áreas em alta, assim como branding – práticas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca junto ao mercado. Um importante segmento é o das micro e pequenas empresas. “São cerca de 6 milhões de pequenos negócios abertos em todo o país”, diz Sebastião Mello, presidente do Conselho Federal de Administração. “É um segmento que tem grande potencial, sendo fundamental para a sustentabilidade da economia e para a geração de empregos.” Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

 

Curso

 

Os dois primeiros anos da formação são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.

Atenção: determinados bacharelados têm enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMA, Logística, da Univali, e Gestão e Empreendedorismo, da UFPR.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. Imob.; Gestão e Empreended.; Log.

 

PROCESSOS GERENCIAIS

 

Existem diversos cursos superiores de tecnologia que preparam administradores, a maior parte sob o nome de Processos Gerenciais, que dá formação em ferramentas e técnicas de gestão das atividades dos diversos setores de uma empresa. Mas existem algumas diferenças ao longo da carreira. O bacharel possui uma visão ampla do negócio e é um profissional fundamental para desenhar a sua estratégia, gerenciar as ações de marketing, as atividades de logística e as vendas. Já o tecnólogo, com formação numa área específica, segue carreira nessa mesma área, porém não costuma chegar ao posto de diretor administrativo. Na hora de optar por um ou outro curso tecnológico, confira se ele possui alguma ênfase específica (veja box abaixo). Seja qual for ela, as disciplinas básicas – matemática, estatística e informática – são as mesmas que integram a grade curricular do bacharelado. Depois vêm as de formação específica, que variam conforme o enfoque.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Bares e Restaurantes; Gestão de Equinocultura; Gestão de Neg. e Inovação; Gestão de Peq. e Médias Empr.; Gestão de Processos Ger.; Gestão de Seguros; Gestão de Serv.; Gestão em Processos Ger.; Gestão Empr.; Gestão Empr. (processos ger.); Gestão Empr. e Control.; Gestão Empreendedora; Gestão Empreendedora de Neg.; Gestão Exec. de Neg.; Processos Escolares.

 

O que você pode fazer

 

Administração de empresas

Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração esportiva

Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma Associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração financeira

Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração hoteleira

Gerenciar hotéis, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração hospitalar

Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção

Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública

Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos

Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração rural

Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor

Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Auditoria

Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

Comércio exterior

Administrar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

Controladoria

Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo

Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental

Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade

Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística

Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing

Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem

Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação

Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!