TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Geologia

13 de maio de 2016

 

O geólogo estuda a origem da formação, da estrutura, da composição e das transformações da crosta terrestre. Ele investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertificação. Analisa fósseis e minerais e a topografa dos terrenos. Localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural. Todas as grandes obras de infraestrutura – hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, pontes, túneis e viadutos – exigem a atuação de um geólogo para fazer a análise do solo e das rochas e elaborar estudo de impacto ambiental.

 

 

Mercado de trabalho

 

A indústria de petróleo é a principal empregadora desse profissional no Brasil, mas o geólogo também encontra oportunidades no setor de mineração. Outras áreas que crescem em importância são as de hidrogeologia (captação de água de aquíferos) e ambiental. Nesta última, o geólogo presta consultoria em projetos relacionados a gestão ambiental, traçando planos para o gerenciamento de resíduos e tratamento de efluentes em grandes e médias empresas. O mercado de petróleo se concentra especialmente no Rio de Janeiro, mas a Petrobras também está presente em cidades como Vitória (ES), Aracaju (SE), Natal (RN) e Santos (SP). A mineração é mais forte nos estados de Minas Gerais, Pará e Bahia. O setor de geologia ambiental é marcante nos grandes centros urbanos, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Já o trabalho com águas subterrâneas e a prestação de consultoria ambiental tem demanda no país todo.

 

Curso

 

O bacharelado começa com matérias básicas, como química, matemática, física e biologia, mas já no primeiro ano o aluno tem atividades de campo para se familiarizar com os conteúdos próprios da Geologia. Em seguida, entram no currículo algumas disciplinas específicas, como petrografia (descrição e análise de rochas), sedimentologia e paleontologia. A partir do terceiro ano, a ênfase é dada à formação profissional, com aulas de geologia econômica, sensoriamento remoto, tratamento de minérios e geologia urbana, entre outras. Parte considerável da formação do aluno ocorre em aulas práticas extraclasse. Nos trabalhos de campo, o estudante faz mapeamentos e coleta material que serão mais tarde analisados em laboratório. Em algumas escolas, exige-se, no último ano, um trabalho de conclusão de curso, que pode ser feito em campo ou em uma empresa, de acordo com o tema escolhido. Na UFPel (RS) e na ufop (MG), o curso é denominado Engenharia Geológica.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Eng. Geológica.

A Ufopa, em Santarém (PA), oferece bacharelado interdisciplinar (BI) em Ciência da Terra, que habilita o trabalho em funções técnicas em geociência ou administrativas em governos e empresas. Após cursar três anos de disciplinas generalistas, o estudante pode também ingressar em outro bacharelado – Geologia, Ciências Atmosféricas ou Geofísica – com até dois anos de duração, obtendo dois diplomas.

 

O que você pode fazer

 

Engenharia geológica

Fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas. Estudar a recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração.

Geofísica

Pesquisar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais ou sísmicos do planeta.

Geologia ambiental

Planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) a que essas regiões possam estar submetidas. Recuperar solos contaminados.

Geologia forense

Aplicar técnicas de geologia para elucidação de crimes.

Geologia do petróleo

Localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de recursos energéticos.

Hidrogeologia

Descobrir depósitos de água subterrâneos e planejar sua exploração de forma a garantir a pureza das águas.

Mineralogia

Estudar minerais e gemas, descrevendo e quantificando suas propriedades para uso industrial ou em joias.

Paleontologia

Localizar sítios que guardam fósseis, de modo a proteger o patrimônio paleontológico nacional.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!