Este profissional é especializado em criar e comercializar vestuário e acessórios. Ele desenha peças de roupa, joias, cintos, bolsas e calçados, preocupando-se com os estilos e tendências da moda. Analisa o comportamento dos consumidores que pretende alcançar e faz a promoção das vendas. Na indústria têxtil, é responsável pela aquisição de matérias-primas e pelo desenho de estampas. Como gestor, pesquisa o mercado consumidor, estabelece estratégias de marketing e cuida da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines, ou prestar assessoria de moda para grandes lojas. Neste caso, o profissional define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a ser compradas. É possível ingressar na carreira com um curso superior de tecnologia.
Mercado de trabalho
Há anos a moda brasileira já obtém reconhecimento internacional. Nomes e marcas como Alexandre Herchcovitch e Osklen conquistam o mercado exterior como sinônimo de criatividade e identidade nacional. Mas este também é um mercado de trabalho muito concorrido, devido ao grande número de cursos e graduados. O melhor caminho para se dar bem na carreira é seguir alguma especialização (em estilismo de confecções femininas, por exemplo), além de manter-se antenado com as tendências de mercado e cultivar o espírito empreendedor. A área de criação, que é foco do bacharel, costuma ser a mais concorrida, mas a indústria busca o profissional que, além de criativo, seja capaz de interagir com as demais áreas da empresa, como a produção e a área técnica. Já o tecnólogo é mais procurado para a área operacional e as tarefas administrativas. Um campo em crescimento é o dos têxteis funcionais, como roupas que monitoram batimentos cardíacos. rio de Janeiro e são Paulo estão entre os 25 maiores centros de moda do mundo daí as grandes oportunidades nessas cidades. O sul de Minas Gerais e a capital Belo Horizonte, e os estados do Ceará, rio Grande do Norte, santa Catarina, rio Grande do sul, rio Grande do Norte e Pernambuco também se destacam. Na região sul, fabricantes de artigos em couro e malharias costumam contratar os graduados.
Curso
Antes de escolher se fará um bacharelado ou um tecnológico, é preciso definir em qual área da moda você pretende atuar. Isso porque tanto o bacharelado quanto o tecnológico oferecem carreiras voltadas para estilismo, modelagem ou negócios e produção. O currículo do bacharelado tem maior ênfase na parte teórica e é mais abrangente, varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, traz disciplinas básicas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda voltam-se para a elaboração de planos de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Des. Ind. (design de moda); Moda; Moda (coord. de moda e ger. de prod.); Moda (estilismo ind.); Moda e Design; Neg. da Moda.
Alguns cursos tecnológicos se voltam especificamente para as atividades industriais, enquanto outros dão ênfase à criação. Seja como for, o currículo é carregado de disciplinas práticas, com oficinas nas quais o estudante aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia preparam para atuar no gerenciamento do processo industrial, da compra de matérias primas à colocação do produto final no mercado. O estágio complementa a formação.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Gestão de Moda; Moda; Prod. de Vestuário; Prod. do Vestuário.
O que você pode fazer
Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.
Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos, tanto em indústrias e confecções como em magazines, e orientá-las para as tendências da moda.
Design/Estilismo
Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).
Fotografia
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.
Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.
Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.
Negócios
Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.
Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.