Este bacharel cria e desenvolve jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou consoles de videogame. Pode desenvolver games de entretenimento, educativos, jogos interativos publicitários e empresariais. Para isso, analisa as tendências do mercado, o comportamento do público-alvo e as características do grupo a que o jogo se destina. O profissional de design de games não cuida apenas do roteiro e dos cenários, mas também das tecnologias da modelagem e da linguagem multimídia, que integram som e imagem. Ele implementa programas e sistemas de computador para jogos de diferentes plataformas e cria recursos gráficos e redes para o desenvolvimento dos jogos. Você pode seguir a carreira com um curso superior de tecnologia.
Fique de olho
UM MERCADO PROMISSOR
O setor de games no Brasil cresceu uma média de 12% nos últimos cinco anos, segundo a associação dos desenvolvedores (Abragames). Os jogos digitais são considerados como atividade da Economia Criativa, pois aliam a criatividade ao seu valor econômico, e ultrapassaram o viés do entretenimento. Hoje, os games são importantes ferramentas pedagógicas, utilizadas em escolas e em treinamentos empresariais.
Mercado de Trabalho
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro brasileiros joga algum tipo de game, seja no celular, computador ou tablet. E esse é um público que não para de crescer. Com isso, o mercado deve se manter aquecido nos próximos anos. As principais empregadoras são as empresas desenvolvedoras de jogos. Mas é possível trabalhar em agências de publicidade, de produção de vídeo e cinema, de desenvolvimento de software, ou produtoras de sites para a internet. O profssional encontra campo de trabalho, ainda, em birôs (estúdios) de arte e de animação. Suas atividades envolvem não apenas jogos de entretenimento, mas também a criação de ambientes de atividades para educação e treinamento, como simuladores de voo. O aumento no número de empresas desenvolvedoras em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Florianópolis e Porto Alegre abre boas opções de colocação nessas capitais. Como qualquer graduado em Design, este é um mercado aberto à prestação de serviço a distância.
Curso
O bacharelado engloba a área de design e desenvolvimento do enredo do jogo, com disciplinas como desenho, linguagem visual, sonorização e áudio e vídeo, além de computação gráfica. O aluno também estuda empreendedorismo, gestão do design e marketing de games. Em aulas práticas, desenvolve projetos. O estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Duração média: 4 anos.
JOGOS DIGITAIS
O curso forma o profissional que dá suporte à criação de programas e ambientes de jogos, complementando o planejamento geral, desenvolvido pelo bacharel. Assim, o bacharel e o tecnólogo têm funções complementares: o primeiro, com uma visão estratégica dos jogos; o segundo, responsável direto pela produção dos games. O tecnólogo entende fundamentalmente das ferramentas de informática e das diversas plataformas, da criação de ambientes em 2D e 3D e da modelagem de personagens virtuais, por exemplo. O curso inclui boa carga de disciplinas das Ciências Exatas, como computação gráfica, matemática para jogos, vetores, física para jogos digitais, estrutura de dados e sistemas operacionais. Mas a parte criativa também é abordada, em disciplinas como roteiro, modelagem e animação. Por recomendação do MEC, as escolas devem oferecer laboratórios de informática e de arquitetura de computadores, além de oficinas de criação. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso.
Duração média: 3 anos.
Outro nome: Desenv. de Jogos Dig.
O que você pode fazer
Áudio
Criar sons e efeitos sonoros para os jogos.
Programação
Programar os efeitos e os recursos do jogo utilizando linguagem de programação, noções de matemática e algoritmos.
Design de games
Roteirizar os jogos, definir o tema, o gênero (ação, aventura, infantil), o cenário, o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.
Modelagem em 2D e 3D
Azer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de duas e três dimensões.
Ilustração
Desenhar personagens, cenários e situações.
Vinhetas
Criar vinhetas para o mercado publicitário usando técnicas como modelagem, animação e realidade virtual.