TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Engenharia de Alimentos

12 de maio de 2016

 

O engenheiro com formação nesta área ocupa-se da fabricação, da conservação, do armazenamento e do transporte de alimentos industrializados. Depois de graduado, ele trabalha na indústria, participando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal ou vegetal, da seleção das matérias-primas e definição do sistema de armazenagem, até o projeto das embalagens dos produtos. Outra atribuição do egresso é desenvolver e testar formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. As indústrias do setor alimentício são, sem dúvida, o principal campo de atuação deste engenheiro. Mas ele é demandado também por indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.

 

 

Mercado de Trabalho

 

O recente aumento de renda das famílias e as mudanças nos hábitos alimentares da população elevaram o consumo de comidas industrializadas no país, aquecendo a demanda pelo graduado. Ele é contratado por indústrias agrícolas, alimentícias e de bebidas para atuar na linha de produção, na gestão de pessoas e processos, no controle de qualidade, em vendas e no desenvolvimento de produtos. Ambev e o grupo Petrópolis são exemplos de companhias que contratam o egresso. As vagas estão espalhadas por todo o país, mas o Sudeste é a região que mais absorve profissionais. O Centro-Oeste demanda o bacharel para trabalhar na indústria da carne e da soja, e o Nordeste, para a de polpa de frutas.

 

Curso

 

Os dois primeiros anos são dedicados à formação básica, com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo do curso enfatiza as disciplinas mais técnicas, ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos das áreas de economia e administração são essenciais por darem fundamento ao futuro profissional para que ele possa atuar em gerenciamento industrial. A realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Eng. Agroind. Ind. Alimentícias.

 

O que você pode fazer

 

Armazenamento e transporte

Estabelecer parâmetros de armazenamento e transporte, visando à garantia de qualidade do produto acabado.

Automação de processos

Planejar e implantar linhas automatizadas de produção.

Consultoria

Prestar assessoria a empresas da área alimentícia no desenvolvimento de produtos, layout de equipamentos e de plantas de produção e implementar sistemas de controle da qualidade.

Controle de qualidade

Organizar métodos e sistemas de controle e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados nas indústrias alimentícias, coordenar análises laboratoriais.

Pesquisa e desenvolvimento

Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. pesquisar matérias-primas, embalagens e tecnologias de produção.

Planejamento e projetos agroindustriais

Planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionamento de equipamentos. Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.

Produção

Desenvolver e aprimorar processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris. planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.

Tratamento de resíduos

Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente e visando à sustentabilidade.

Vendas técnicas e marketing

Desenvolver aplicações visando à comercialização de matérias-primas, ingredientes, insumos e equipamentos para a indústria alimentícia.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!