É o estudo das origens, do desenvolvimento e da organização das sociedades e culturas atuais. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais, culturais, econômicas e políticas. Esse bacharel analisa os movimentos e os conflitos sociais, a construção das identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.
Fique de Olho
ÊNFASES DIVERSAS
Fique atento ao escolher um curso. Algumas instituições oferecem graduação específica numa das habilitações de Ciências Sociais Sociologia, Ciência Política ou Antropologia. Outras escolas oferecem ênfases em áreas próprias, como pesquisa social aplicada (Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro), América Latina (Unila, no Paraná); políticas públicas (UFG) e arqueologia (UFMG). Dieese e ESPM, ambas em São Paulo, oferecem cursos mais específicos.
Mercado de Trabalho
O mercado tem aberto oportunidades para o cientista social, seja ele bacharel ou licenciado. A área que mais emprega os formados é ainda a de ensino em escolas e faculdades. Os licenciados encontram espaço em instituições de ensino de todo o país. Concursos públicos oferecem bom número de vagas. Entre as áreas de atuação estão o segmento de políticas públicas, em que o profissional elabora medidas que podem ser aplicadas pelos governantes, além da área de planejamento urbano. Outros mercados tradicionais são os institutos de pesquisa, que buscam profissionais para analisar dados sobre a sociedade brasileira, e a área de audiovisual. Desde que foi promulgada em 2011 a chamada Lei da TV Paga, que obriga as emissoras por assinatura a exibir conteúdo nacional em sua programação, a produção de documentários e séries sobre a realidade brasileira cresceu. Cientistas sociais são chamados para colaborar na pesquisa e na produção de roteiros.
Curso
Este curso exige grande carga de leitura e acompanhamento das questões sociais, culturais e políticas. O eixo principal do currículo é dividido em três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. As disciplinas obrigatórias incluem história, geografia, economia, psicologia, flosofia e metodologia científica. As aulas práticas incluem pesquisa de campo e coleta, análise e interpretação de dados empíricos. Quem opta pela licenciatura precisar cursar didática geral e psicologia da educação, e fazer estágio supervisionado. Algumas escolas oferecem programas de iniciação científica e exigem a elaboração de uma monografia no fim do curso.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Antrop.; Antrop. (antrop. soc.); Antrop. (arqueologia); Antrop. (diversidade cult. latino-americana); Ciên. do Trab.; Ciên. Polít.; Ciên. Polít. e Sociol. (sociedade, estado e polít. na América Latina); Sociol.; Sociol.; Sociol. e Polít.
O que você pode fazer
Antropologia
Estudar as diferentes culturas do homem.
Ciência política
Analisar os sistemas e as instituições políticas, o comportamento político e as políticas públicas.
Sociologia
Investigar as estruturas e a dinâmica das sociedades atuais, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.
Ensino
Dar aulas nos ensinos fundamental e médio.
Pesquisa de opinião
Coletar e analisar dados sobre diferentes acontecimentos ou ocasiões para identificar o comportamento e a reação de grupos sociais em relação a eles.