A leitura é o passaporte para o futuro e não se pode negar que a apreciação de textos literários para crianças, jovens e adolescentes passa também pelo crivo da escola.
É nessa concepção que os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental (por meio da teatralização) tiveram acesso aos grandes clássicos da Literatura Brasileira com as seguintes obras: Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto – e Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida. Tais referências são necessárias para que os alunos, ao longo do processo educativo, ampliem seus conhecimentos acerca desses clássicos que são consideradas obras de muito valor histórico e literário para o Brasil.
Como forma sistematizar conhecimentos, agregar valor à leitura e ludicamente contribuir para o sucesso de outros alunos dessa instituição durante o processo avaliativo intitulado ENEM, os discentes da 3ª série do Ensino Médio foram convidados a assistirem à apresentação da obra renomada de Manuel Antônio de Almeida – alcunhada “Memórias de um Sargento de Milícias”. Tal estratégia partiu do desejo de continuarmos oferendo educação de qualidade e por excelência aos demais alunos desse egrégio estabelecimento de ensino.
Logo, acreditamos que aprendizagem se constrói de forma “multi e interdisciplinarmente” e a escola tenha servido como disseminadora da leitura com suas possibilidades inovadoras mais revolucionárias.