Fique Por Dentro

NOTÍCIAS

LITERATURA – 9º Ano Turmas 1 e 2

4 de outubro de 2016

Nos dias 26 e 27 de setembro, os alunos dos nonos anos leram um livro intitulado “Antologia de Peças Teatrais”, o qual culminou em duas apresentações artísticas destinadas aos alunos dos sextos anos do Colégio Bernardo Sayão.

Nessa antologia, pudemos nos deliciar com duas divertidas adaptações de Júlio Gouveia para dois episódios do clássico Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Reencontramos personagens marcantes como a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e tia Nastácia, sempre se envolvendo em engraçadas confusões. As peças que encontramos aqui são, na realidade, os roteiros dos dois episódios iniciais da primeira adaptação do Sítio do Pica-pau Amarelo para a televisão, exibida pela extinta TV Tupi. Parte integrante de um projeto chamado teleteatro. Esses episódios eram gravados ao vivo, numa das primeiras iniciativas importantes da televisão brasileira voltadas para o público infantil. Nessas duas pequenas peças, ficamos sabendo do começo de uma longa história: na primeira peça “A pílula falante do doutor Caramujo”, que permitiu que Emília pudesse falar; e na segunda, “O casamento desastroso de Emília com o glutão Rabicó”, armado por Narizinho.

O Sítio do Picapau Amarelo é, sem dúvida, uma das principais obras brasileiras de literatura infantil. É sempre um prazer entrar em contato com seus personagens, que têm encantado diferentes gerações de leitores ao longo do tempo. Mesmo numa época em que animações computadorizadas e brinquedos eletrônicos fazem parte do universo das crianças, as histórias de Lobato não perderam o encanto.

Professor Anderson Natário

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!