TÁ NA DÚVIDA?

GUIA DE PROFISSÃO

ENSINO MÉDIO

Ciências Biológicas

12 de maio de 2016

 

O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, depois de formado, o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente. a atuação desse profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos. O licenciado está apto a dar aulas de biologia no ensino médio e, no Fundamental, pode atuar como educador ambiental ou docente de ciências. Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs, empresas e escolas. Nas secretarias de Educação, atua como consultor e elabora novas propostas para o ensino da disciplina. Com pós-graduação, está habilitado a dar aulas no Ensino Superior.

 

Mercado de Trabalho

 

O campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Na área ambiental, a preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental. Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, por meio de concurso público. Outro mercado que oferece vagas é o da área de genética e biologia molecular. A enorme carência de professores de ciências nos ensinos Médio e Fundamental aquece o mercado para quem escolhe a licenciatura. No Norte e Nordeste do país a demanda por professores é maior.

 

Curso

 

O currículo do bacharelado é forte em matemática, estatística e física. Aulas teóricas se alternam a práticas de laboratório e pesquisas de campo. O estágio é obrigatório. Atenção: algumas instituições, como UFRJ, Uesb-BA, UFRGS e Uergs, oferecem habilitações em áreas específcas, como biologia marinha, ecologia e ênfase em genética. A USP de Ribeirão Preto tem ênfase em biologia ambiental, evolutiva, molecular e tecnológica. Na licenciatura, o currículo tem ênfase nas áreas básicas, como botânica, genética e ecologia. Por se tratar de uma licenciatura, disciplinas ligadas ao conhecimento pedagógico também fazem parte do currículo. Assim, o aluno estuda psicologia da aprendizagem, didática, ética na educação, metodologia de ensino e pesquisa em educação. O estágio é obrigatório. Algumas instituições de ensino exigem também a entrega do trabalho de conclusão de curso. E, como em qualquer área, para lecionar no Ensino Superior é necessário ter pós-graduação.

Atenção: a Ufopa, em seu campus de Santarém (PA), oferece licenciatura em Biologia e Química, curso no qual o aluno, depois de dois anos de um ciclo básico, faz a opção por um ou outro (e cursa por mais dois anos).

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Biol.; Biol. (ecol.); Biol. (ênf. em ciên. amb.); Biol. (molecular); Biol. e Quím.; Ciên. (biol.); Educ. (ciên.: biol.).

A Ufopa passará a oferecer, a partir de 2016, um bacharelado interdisciplinar (BI) em Ciências Biológicas e Conservação, em Oriximiná (PA). Após três anos de formação generalista, o estudante pode cursar outro bacharelado (Biologia da Conservação) ou uma licenciatura (Educação Ambiental), ambos com duração de até dois anos, e receber mais um diploma.

 

O que você pode fazer

 

Bioinformática

Desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas.

Biologia de organismos aquáticos

Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.

Biologia molecular

Estudar as interações bioquímicas celulares, com foco em genética. Trabalhar com análises e diagnósticos de doenças genéticas ou infecciosas em clínicas e laboratórios.

Controle de pragas e vetores

Planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.

Ensino

Os licenciados podem lecionar em escolas dos ensinos fundamental e médio. Os bacharéis, em faculdades. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação.

Genética e biotecnologia

Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando compreender seus processos fisiológicos e genéticos. Fazer o melhoramento genético de espécies. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.

Gerenciamento costeiro

Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.

Meio ambiente

Atuar em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental, fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais, elaborando relatórios de impacto ambiental e recuperando ambientes degradados.

Microbiologia

Investigar bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios.

Zoologia

Pesquisar as características dos animais, seus organismos e relações com o ambiente.

Colégio Bernardo Sayão é referência em qualidade de ensino!